A pele é a nossa barreira natural de proteção contra os mais variados agentes agressores, como microorganismos, agentes físicos e químicos. Além disso, a pele é o órgão mais extenso do corpo humano e é muito importante no controle da temperatura e retenção de líquidos. A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pelo calor no corpo. A sua manifestação varia desde uma pequena bolha (flictena) até formas mais graves capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão.
As Queimaduras são Classificadas de acordo com:
As Queimaduras são Classificadas de acordo com:
- · O agente causal
- · A profundidade
- · A extensão (área corpórea atingida)
De acordo com o Agente Causador, a queimadura pode ser:
- 1. TÉRMICA (provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor).
- 2. QUÍMICA (provocada por ácidos e bases).
- 3. ELÉTRICA (quando provocada por raios e corrente elétricas).
- 4. POR RADIAÇÃO (quando provocada por radiação nuclear).
Para se classificar a queimadura de acordo com a sua extensão existem vários métodos, porém seu aprendizado requer muita prática. Para o socorrista é suficiente observar que quanto maior a extensão da queimadura maior risco de vida vítima estará correndo.
Quanto à profundidade da queimadura (número de camadas de pele atingidas):
1. PRIMEIRO GRAU: atinge somente a epiderme. Nessa queimadura, a pele apresenta-se em hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura.
2. SEGUNDO GRAU: Atinge a epiderme estendo-se até a derme. Caracteriza-se pela presença das flictenas (bolhas). A vítima também apresenta dor local intensa, hiperemia e pele edemaciada.
3. TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas da pele e hipoderme. É considerada grave pois pode provocar lesões que vão desde músculos até ossos. Caracteriza-se por apresentar coloração escura ou esbranquiçada, uma lesão seca, dura e indolor.
PRIMEIROS SOCORROS EM QUEIMADURAS:
- Interrompa imediatamente o efeito do calor (utilize água fria, não use água gelada, ou utilize um lençol para apagar as chamas no corpo da vítima).
- Em caso de acidentes com queimaduras promovidas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia. Tome cuidado com os fios soltos e água no chão.
- Para vítimas de corrente elétrica, observe se há parada respiratória, em caso afirmativo proceda com a respiração de socorro. Transporte imediatamente à vítima para o hospital.
- Faça a avaliação primária da vítima. Identifique qual o tipo, grau e extensão da queimadura.
A queimadura é uma lesão estéril, por isso tenha cuidado ao manuseá-la e evite ao máximo contaminá-la.
- Retire pulseiras, jóias, relógios, roupas que não estejam grudadas na pele da vítima.
- Caso a queimadura seja de 1º grau, retire a pessoa do sol, utilize substâncias refrescantes como produtos para aliviar a dor e faça a administração por via oral de líquidos.
- Caso a queimadura seja de 2º ou de 3º graus, lembre-se de cobrir a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa.
- Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa.
- NÃO fure as flictenas (bolhas)!
- NÃO utilize manteiga, creme dental, manteiga, gelo, óleo, banha, café na queimadura.
- Um bom tratamento para queimaduras leves, onde não há formação de bolhas, é colocar uma fina camada de clara de ovo exatamente em cima da queimadura porque ela é rica em colágeno que ajuda na proteção e cicatrização da região queimada.
0 comentários:
Postar um comentário